Livros, iPads e dois hashis fumegantes

Prezado leitor,

como disse no último post, saí da Livraria Cultura. Como acontece com todo ex-funcionário recém saído da empresa, muitos sentimentos antagônicos permearam minha mente. O que resolvi passar pra frente foi o seguinte:

  • fiquei 3 anos e 20 dias lá;
  • tive a oportunidade de trabalhar numa empresa que me ensinou a ser ético e me comportar com profissionalismo em todos os ambientes;
  • lá consegui entender como a média de atendimento no varejo é ruim e porque oferecer serviços diferenciados (por mais óbvios que sejam), encantar e fidelizar o cliente é mais importante do que ter apenas o melhor preço (aliás, qual preço é o melhor? Fica pra uma futura discussão);
  • aprendi o quão importante é ter e oferecer um plano de carreira.

Saí com sensação de dever muito mais do que cumprido, mas não queria que fosse tão abrupto. Foi triste. Bem triste. Uma amputação.

Frescuras à parte, saí empregado. Como já é sabido por alguns, hoje trabalho na A2You. Pra quem não sabe, a A2You é uma empresa da Fast Shop, que é um dos maiores varejistas de eletroeletrônicos do país. Para minha sorte, as filosofias da empresa antiga e da nova são muito parecidas. Ponto pra mim e pra minha saúde mental. A grande diferença é que trabalharei por comissão individual. Maior pressão, maior desafio.

Vamos ver…

Por enquanto, só treinamentos. Loja só em setembro. PORTANTO AGUARDE UM POUCO PARA COMPRAR SEU MACBOOK PRO/IPOD/IPAD/”I”EVERYTHING ELSE.

Volta às aulas

FINALMENTE!!!

Não fui no primeiro dia achando que seria um dia perdido de pseudo-trotes imbecis. Tomei no…

Aula normal, teórica e com um professor novo (semana que vem descubro “coé”).

Práticas desde terça. Módulo de Garde Manger, popular e atualmente conhecido por cozinha fria (na real, é um pouco mais que isso). O professor é o chef Danilo Miyaoka.

Só pra ilustrar rapidamente, lavamos e secamos 35.000 pés de hortaliças e aromatizamos óleos, azeites e vinagres. Muito simples, e com resultados potenciais muito bons e/ou inusitados. Um exemplo será o meu vinagre defumado de hashi fumegante. Aguarde cenas do próximo capítulo. Fizemos também vinagre de framboesa, óleo de casca de lagostim, azeite de casca de cítricos etc.

Muito fácil! Tome nota de um exemplo e faça em casa.

Escolha o líquido a ser aromatizado (não utilize azeites caros ou vinagres cheios de frufrus. Esses são para serem usados puros). Retire raspas da casca de uma laranja (só a casca, sem a parte branca que é amarga) e coloque dentro do tal líquido. Espere uns quatro dias antes de usar. Pronto. Você terá o líquido aromatizado por infusão a frio para cozinhar, temperar, finalizar pratos etc.

Ridículo, né? Você pode fazer com qualquer coisa que exale um aroma que você goste: chá, ervas, alho, pimenta, frutas, casca de animais marinhos cozida, bota de cowboy, pneu velho, madeira queimada… enfim…

Como viram, não é brincadeira. Tanto que fiz de hashi carbonizado. Ideia do chef, só que tentei fazer no vinagre. A intenção é que fique levemente defumado. Vamos ver que bicho sai.

Hoje estudamos algumas técnicas e fizemos algumas saladas, além de aprender sobre a salada ceasar e comê-la, claro! Descobri que eu nunca comi uma de verdade antes de hoje e que provavelmente 0,5% dos que eu conheço a comeram. Basicamente alface romana, gema de ovo, anchova, alho, limão, azeite, sal, pimenta… acho que só. Detalhes e proporções a confirmar.

As que fizemos:

Saladas de hoje

Saladas de hoje

Vou nessa que amanhã será corrido.

Abraço,

Zé Rubens

PS¹: detesto mulher que fala alto, muito e só sobre coisas de interesse exclusivo dela. ;|,,

PS²: eu realmente detesto fazer a barba. De volta à cara de bunda de neném. Damn…

Esse post foi publicado em Empregos, Formação, Pessoal e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Livros, iPads e dois hashis fumegantes

  1. tchezar disse:

    Fala Zé, boa sorte com o seu novo “iJob”!! Que Steve Jobs encha seu bolso de grana! haha

    Falando nisso, você ta na A2You do Paulista? Ou em outro?

    Abraço

  2. Pingback: Azeite e vinagre aromatizados | chef no forno

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s