Frango agridoce

Cozinhar na casa da minha irmã foi um desafio. Ela não fica muito tempo em casa, logo, tem alguns equipamentos suficientes para caso queira fazer alguma coisa por lá mesmo.

Lá, eu tinha algumas panelas bem legais, uma boca de fogão elétrico e um microondas. Uma faca de legumes e uma faca geral de cozinha… cegas (quando for aí de novo eu afio).

Também tinha a preguiça de lavar as duas panelas. Logo, pensei em fazer uma galinhada, mas demoraria anos pra fazer naquele fogão e estávamos com fome. Resolvi usar 2 penelas e mudar o cardápio.

E, agora, finalmente a receita prometida!

Frango agridoce

  • 4 sobrecoxas desossadas em cubos;
  • 3 laranjas pera;
  • 500 ml de guaraná (refri mesmo);
  • 1/2 cebola média em brunoise;
  • 2 dentes de alho amassados e picados;
  • azeite;
  • sal;
  • pimenta vermelha seca
  • cebolinha picada.

Preparo:

Tempere o frango com sal, pimenta e raspas de casca laranja a gosto e reserve. Esprema as laranjas num recipiente que possa ser levado ao microondas e que dê para juntar o guaraná. Ponha em potência máxima e veja de 5 em 5 minutos. Reduza o conteúdo até menos da metade. O melhor seria reduzir em uma panela no fogão, porém estou reproduzindo como fiz. Demorou uns 20 minutos. Enquanto controla a redução, esquente bem uma frigideira em fogo alto, coloque um fio de azeite só para conseguir espalhar pelo fundo dela. Com o óleo quente, coloque a cebola. Quando ela começar a ficar transparente, coloque o alho e dê uma leve dourada. Adicione o frango. Quando estiver tudo bem dourado, provavelmente o molho já estará bem reduzido. O segredo vem agora. Abaixe o fogo para “médio”. MUITO aos poucos, vá derramando o molho e incorporando ao frango. Só coloque mais depois que a porção derramada já estiver engrossando (caramelizando por causa do açúcar da fruta e do guaraná). O frango vai ficando bem brilhante, como se tivesse mel em cima. Faça isso até colocar todo o líquido. Jogue o quanto quiser de cebolinha em cima e sirva imediatamente.

Antes que alguém pergunte, isso não é uma receita de molho agridoce que vi em algum lugar. Inventei no improviso. Temos o que o molho agridoce deve ter: doce, ácido, textura e sabor. Se quiser fazer com suco de outra fruta, como abacaxi ou maracujá, provavelmente dará certo. Se quiser tentar com caju, adicione algo ácido, como limão, POUCO vinagre de vinho branco ou mesmo uma taça de vinho branco seco. Provavelmente dará certo também. Teoricamente, não tem como não dar. Se não der, avise-me.

Fiz para acompanhar um arroz apimentado de honey mustard. Escolha ruim, pois é muito semelhante (também é um pouco agridoce) apesar de ter sabores diferentes. Sirva com arroz branco mesmo.

Se sobrar o molho no fundo da panela, pegue um pedaço de pão e seque ela. Fica muito bom. Não dá pra desperdiçar!

Dúvidas, críticas etc, deixem uma mensagem aqui abaixo que eu respondo.

Abraço,

Zé Rubens

Anúncios
Esse post foi publicado em Receitas e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Frango agridoce

  1. Dandansama disse:

    Ficou bom demais <3
    Tem que repetir a dose algum dia pra Ju comer também :)

  2. Rafael Reche disse:

    Grande ana maria brega, quando vai fazer um desse ai para eu comer hein…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s